sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Universo King > 5 Cenas de terror

O Blog " Meu Universo em Expansão" agora terá as postagens com um tempo maior entre elas, devido ao aumento de tarefas de seu pobre e único coloborador, rsrs, eu ( Wilton), portanto, me desculpem se demorar um pouco, mas acreditem não pararei de postar. Entre minhas três grandes paixões ( Uma banda, Evanescence, Uma série, Harry Potter, e os livros de um escritor, Stephen King) estão os livros e filmes baseados na obra do escritor americano Stephen King, escritor ao qual já tive a honra de ler 14 excelentes livros, entre eles o último, "Carrie", cujo a resenha farei em breve. 
Falando de cinema, alguns dos filmes baseados em livros do mestre do terror se tornaram clássicos do gênero como é o caso de " Carrie" e "O Iluminado". Sabendo disso, resolvi escolher minhas 5 cenas favoritas, e descrever um pouco a sensação que tenho quando as vejo. Se ainda não viu os filmes, e não conhecê-lo antes, sugiro que não veja. Fica a dica de filmes pro fim de semana.
A seguir segue as " 5 Melhores Cenas do Universo King".

5º Christine e o duelo final


Filme de 1983, dirigido por John Carpenter  e baseado no romance " Christine - O Carro Assassino" é um dos mais vistos e conhecidos do mestre. A adaptação do filme não foi muito bem recebida pelos fãs, que reclamam da falta de muitas cenas e suspenses presentes no livro. Christine é o meu livro do King favorito. Esta cena, que é uma das últimas, tem uma atmosfera de suspense que nos deixa sem folego, com certeza uma das mais dignas do filme, e com certeza merecedora de uma quinta posição. Chrsitine é vingadora e decide acabar com todos que tentam entrar no caminho de seu tanto estimado "Arnie". Azar para Dennis e Leigh que percebem a mudança que o carro causa em seu amigo Arnie. Com uma fúria sem igual, o carro diábólico segeue em uma tremenda perseguição e manobras, cujo o final tende a ser a morte. 

Curiosidade: A banda de metal " Malice" gravou uma canção inspirada no livro/filme chamada " Christine".



4º Janela Secreta - O Fim Psicologico

Com uma brilhante e intrigante atuação de Johnny Depp, o filme "Janela Secreta" de 2004 é uma das melhores adaptações do mestre dos últimos anos. O livro, que ainda não foi lançado no Brasil, é pouco conhecido ainda, mas possui uma trama um pouco diferenciada do filme, apesar de ser uma adaptação, muitos afirmam que desta vez, ambas são ótimas. O filme possui um jogo psicologico ótimo que é capaz de enganar qualquer um. Ao mesmo tempo que você tem certeza, tudo se perde.
A trama se desevolve assim:
Mort Rainey (Johnny Depp) é um escritor bem sucedido de livros comerciais que está em crise, enfrentando um conflito pessoal após o fim de seu casamento. Mort então decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Não conseguindo escrever nada novo, sofrendo um embaraço criativo por causa da sua separação traumática com Amy, aproveitando o tempo para descansar. Para complicação da circunstância, a aparente tranquilidade da cabana desaparece quando um místico homem, John Turturro,  aparece inesperadamente e começa a atormentá-lo dizendo que Rainey se favoreceu do plágio de um de seus melhores contos que tinha escrito diversos anos antes de 1997, e que exclusivamente o final foi modificado. Diante disso, o curioso homem agora está exigindo uma reparação pública e indenização ou uma prova concreta do contrário num breve período de apenas três dias, pressionando de forma invasiva o escritor e demonstrando também possuir sinais de ser um sujeito mentalmente alterado e ameaçado. O que se segue a seguir é um suspense memorável, onde razão e loucura se misturam e fica impossível imaginar o final. A cena em questão é a final.



3ºLouca Obsessão - A cartada Final

Após sofrer um acidente em uma região isolada, um escritor é salvo por uma ex-enfermeira que é grande fã de seus livros. Entretanto, após saber que ele matou sua personagem mais famosa em seu próximo livro, ela passa a torturá-lo na intenção de fazer com que ele desista da decisão. Ela queima o livro anterior e o faz recomeçar outro. Logo,ele descobre o passado obscuro de Annie e passa a não confiar mais nela. 
King soube passar o suspense da maneira certa neste livro, e parece que Katy Bates entendeu perfeitamente o recado, pois simplesmente arraza na perfomance de Annie Wilkes. Uma das mais brilhantes atuações do cinema, indicada em vários prêmios e ganhadora de tantos outros, como Oscar e Globo de Ouro, Katy vive uma enfermeira psicopata e solitária que na cena em questão resolve que, mesmo sendo seu escritor favorito, é melhor que ele morra do que sua personagem favorito. Mais um livro em que King coloca o seu ofício no centro da situação, e mais uma ótima adaptação.





2º Carrie ( 1977) - A Noite do Baile

Carrie é com certeza um dos filmes mais vistos e comentados do mestre do terror. Com uma história que poucos desconhecem, o suspense de terror arrecadou fãs no mundo inteiro em seus 40 anos de existência e foi graças a ele que tudo isto começou. Primeiro romance de King que o considera "cru", mas com um poder de machucar, Carrie já foi banido nos EUA e o filme em vários países. A história horripilante da garota telecinética é um dos filmes mais exibidos no Brasil, e praticamente todo ano o SBT o reprisa. Falarei mais do enredo em um próximo post, desta vez pretendo só falar da cena em questão que pra mim é a melhor. O poder de Carrie cresce conforme ela necessita, é como se fosse seus anticorpos, e quando se vê aflingida na noite do baile, que prometia ser a única noite em que não seria o alvo das provocações, Carrie demonstra sua grande força, e nos faz presenciar uma das mais marcantes cenas do cinema de horror, dingn de um Oscar. Carrie derrama sua vingança em seus colegas, e o mal que ela aguentou durante 16 anos é devolvido com fúria, potência e sem a menor piedade. O Filme de 1977 é dirigido por Brian De Palma e foi um dos maiores sucessos na época.




Curiosidades >
  • King escreveu Carrie, mas não gostou do resultado, portanto jogou tudo no lixo. Sua esposa pegou o manuscrito no lixo, leu e adorou. Foi ela quem fez King levar o livro até um editor que decidiu publicá-lo. O livro foi um enorme sucesso e alçou King da pobreza e obscuridade a riqueza e fama
  • O clássico já fora adaptado para um musical, na Broadway, em 1988.
  • O filme já foi regravado em 2002 e também teve algumas cotinuações, mas na minha opinião nenhuma melhor do que a da década de 70, com John Travolta e Sissy Spacek.

1º O Iluminado - Histeria

Um grande clássico, um grande escritor, um grande diretor e um grande ator. Eis os ingredientes de um enorme sucesso, e quase unanimidade nas listas de melhores filmes de terror. O Iluminado leva consigo o medo e aflição daqueles que se imaginam em cenas de perigo e medo, e sentem prazer com isto. Posso afirmar que é algo normal, pois a adrenalina que o medo nos proporciona é grande. É como andar de montanha russa, ou pular de para-quedas, o Medo está presente, mas como sabemos que não haverá um final infeliz, podemos saboreá-lo com satisfação, sem se preocupar.
O filme foi lançado na década de 1980. Dirigido por Stanley Kubrick e baseado em um dos mais famosos livros do King, "O Iluminado" é um prato cheio para os fãs do terror. Com cenas de gelar o sangue, o filme não peca por falta ou excesso de cenas apavorantes. O diretor nos dá amostras do que seguirá desde o início da trama, e mesmo que muitas vezes deixa  passar algo do livro, a adaptação não fica desagradável, ao menos não aos meus olhos. A atuação de Jack Nicholson é de se elogiar muito, com certeza foi um dos trabalhos que o consagrou, e simplesmente ao meu ver, não havia como ser outro ator. As faces, caretas, forma de andar e perseguir, o olhar psicopático, tudo nos leva a Jack Torrance, um dos protagonistas do livro/filme.

Enredo:
Passa-se no contexto de uma família isolada em um hotel, do qual tomam conta, cujo pai, escritor, sofre da antes introduzida Síndrome da Cabana, que ocorre quando pessoas vivendo muito tempo enclausuradas se rebelam umas contra outras.
O filho do casal tem uma "iluminação" que o torna capaz de prever e rever acontecimentos e é provido de uma inteligência incomum para sua idade.
O filme aborda assuntos como reencarnação, predestinação e previsão do futuro, obra que caracteriza otimamente a criatividade do seu diretor, refletida em cenas mundialmente conhecidas, mesmo sem saber se referentes ao filme.
A cena em que aparecem as irmãs (8 e 10 anos) assassinadas foi considerada uma das cenas mais aterrorizantes da história do cinema. Jack Nicholson afirmou que nunca mais conseguiu livrar-se dos trejeitos do personagem

CURIOSIDADES :
  • As cenas do menino andando de velocípede foram feitas com steadicam (um aparelho usado na cintura do cinegrafista onde é acoplada a câmera para que ela não trepide) este foi o primeiro filme em que foi usado este tipo de câmera.
  • Aos 1:11 de filme, na cena em que o carro de Jack está se dirigindo ao Hotel Overlock, é possível ver a sombra do helicóptero em que o câmera se localizava, no canto inferior esquerdo do vídeo.
CENA
A minha cena favorita de todos os filmes de horror é uma das cenas finais deste filme de arrepiar. Trata-se da parte clássica em que Jack persegue Wendy ( Shelley Duvall ), e ela se esconde no banheiro. Enquanto Jack, com seu sorriso macabro, canta como o lobo mal e acerta machadadas na porta , Wendy chora e se deturba em medo, nada mais real do que ver o ser humano sofrer.


PS. Se for ver um filme, já sabe a dica né, O Iluminado é com certeza o melhor;

FONTES UTILIZADAS : Wikipedia.Org

3 comentários:

  1. Ja conhecia um pouco da fascinação do Will por filmes de terror mas esta semana pude ver que é um apaixonado mesmo, mas vamos combinar que os filmes são perfeitos, aprovo a cena que ganhou a primeira posição bem como toda a sua descrição realmente e maravilhoso ver a cena. Parabénsss Will

    ResponderExcluir
  2. Sem duvida pra mim as adaptções no cinema que mais marcaram foi Christine - O carro assassino e Carrie - A estranha,adorei os livros e os filmes criados com base neles.Stephen é o melhor na minha opinião,ele é responsavel pelas maiores obras do terros tanto em livros como em filmes!

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu ainda pretendo assistir todos esses filmes.O engraçado é que Christine vivia passando no SBT e eu não dava valor e agora eu quero muito assistir esse filme...

    ResponderExcluir