quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A Orfã + A Hora do Pesadelo

Neste post falarei brevemente de dois filmes que por um acaso vi esta semana. O primeiro se chama " A Órfã" e se mostrou um suspense de tirar o folego. O outro se chama " A Hora do Pesadelo" e por muitos já deve ser conhecido, por se tratar da franquia de um dos mais assustadores do cinema de terror, Freddy Krueger.

A Orfã



É um filme americano lançado em 2009 e se trata de um drama de suspense. Kate e John perdem um de seus três filhos e resolvem adotar mais uma criança. Mesmo depois de alertados dos problemas de adotar crianças já crescidas, eles se encantam com Esther e a levam para casa. Esther de início se demonstra uma garota educada, inteligente e perspicaz, mas conforme a trama vai se desenrolando, a garota vai se mostrando, e uma nova Esther está a espreita, desta vez bem mais macabra, pois há algo errado com Esther. O que é?, bom sugiro que assista e depois comente aqui.







A Hora Do Pesadelo 



Quem nunca sentiu um medinho antes de dormir, seja da escuridão, ou do "monstro" embaixo da cama? Pois é, quem conhece o Freddy Krueger pode ter certeza que dormir, por vezes, não é a melhor das opções. Sabemos que hoje o Freddy e sua história arrepiante é uma das mais conhecidas do cinema de terror e em 2010 a primeira das "aventuras" do conhecido vilão voltou as telas de cinema arrancando suspiros e criticas. O Filme original é de 1984 e teve um orçamento estimado em 1,8 milhão de doláres e arrecadou pouco mais do que 25 milhões, fazendo do filme um grande sucesso para a época. O Enredo gira em torno de um grupo de adolescentes que são aterrorizados e perseguidos por um vilão, que mata sus vítimas no sonho ( ou melhor pesadelo) enquanto elas dormem.






Origens

A Hora do Pesadelo pode ter origem na infância do diretor do longa, Wes Craven. A ideia básica do filme foi inspirada em vários artigos de jornal publicados no LA Times onde os filhos de um grupo de refugiados cambojanos, depois de se refugiarem nos Estados Unidos fugindo do regime político do Khmer Vermelho passaram a ter pesadelos horríveis chegando ao ponto de se recusarem a dormir. Seguindo ordens médicas os pais destas crianças as encorajaram a dormir, contudo, cada uma delas morreu durante o sono, após um novo pesadelo, as autoridades médicas, na época, noticiaram o fato denominando-o como Síndrome da Morte Súbita Asiática.Aliado a este fato, em uma noite durante a infância de Craven, ele viu, através de janela de sua casa, um homem velho andando do lado de fora que parou e o encarou, para em seguida ir embora caminhando, esse acontecimento deixou Craven muito assustado e serviu de inspiração para a criação de Krueger.
Craven também declarou que estudos sobre religiões orientais o auxiliaram a construir o conceito geral do filme. Outras fontes atribuem que a inspiração para o filme veio de um projeto cinematográfico feito por um estudante de Craven da Clarkson University em 1968. O filme do estudante parodiava filmes de terror contemporâneo.

Em 2010 o início da saga de Krueger ganhou um "remake", mas também  muitas criticas. Segundo alguns sites de criticas, o filme não empolga e não traz um terror em realidade como os filmes de hoje são vistos. Segundo eles, o filme chega a ser exagerado em sua concepção de terror.
Se você não conhece a história de Freddy, fica a dica em conhecê-la. Tive a oportunidade de ver os dois filmes, e  ambos me agradaram, mas  prefiro a primeira versão. Recomendo que veja os dois ( o de 1984  e o de 2010) para que tire suas próprias conclusões.



P.S: Uma dica, não veja antes de dormir. E... Ah, Bom Sonhos, rsrsrs.



3 comentários:

  1. Esses dois filmes é muuuito bom!
    A Órfã é um filme surpreendente =D

    ResponderExcluir
  2. Dois grandes filmes, a Orfã um filme que a mim muito me agradou, já a Hora do Pesadelo prefiro a versão de 1984, se lá acho mais original e uma versão que consagrou os filmes assustadores rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. ainda me lembro quando vi A orfã, fiquei um tanto quanto abismada,o filme é ótimo, a fotografia, a estória, as personagens... terror e suspense psicológico, dos bons, recomendo!
    quanto ao outro, só vi Fred X Jason, não achei tããão bom, assim, mas ainda verei esse clássico...

    ResponderExcluir