Esse foi o ano do cinema, hehe. Não que eu ache que as estreias deste
ano foram melhores do que em anos anteriores, mas foi simplesmente o
que mais fui ao cinema. Ir ao cinema se tornou um habito quase que
semanal na minha vida e um vício. Tive também o prazer de ter ótimas
companhias nos filmes que vi neste ano, e agradeço a todos elas. Não
preciso citar, pois se alguém que foi comigo ao cinema ler, saberá de
imediato. O próposito do post é relacionar os filmes que mais me
agradaram em 2012, e apesar de ter ido muito ( algumas vezes vi filmes
repetidamente ), foram poucos que me deixaram de queixo caído. Vou parar
de falar e listar aqui. Opiniões, por favor, usem o comentário.
7º O Preço do Amanhã
Resolvi
acrescentar dois filmes à lista que não são estreias deste ano de 2012,
mas que tive o prazer de ver neste ano. O Preço do amanhã me
surpreendeu com o enredo diferenciado, uma boa atuação dos atores, e me
fez adorar um filme de ação. Não tive a oportunidade de ver no cinema,
mas vale muito a pena ver.
Sinopse ( Wikipedia )
No mundo de In Time, o tempo virou moeda. As pessoas param de
envelhecer aos 25 anos. Os ricos conseguem "ganhar" décadas de uma só
vez, podendo até se tornar imortais. Os outros têm de pedir esmolas,
pegar emprestado ou roubar mais horas para chegar vivo até o final do
dia. Ao ser falsamente acusado de ter roubado todo o "tempo" de um
homem, o que teria provocado sua morte, Will Salas, morador da
periferia, terá de provar a sua inocência e descobrir uma maneira de
destruir o sistema.
6º Orações para Bobby
Este
foi o filme que me fez chorar. Um drama real que tem uma atuação e um
enredo muito tocante e diferenciado. Vale muito a pena ver pela
simplicidade com o que o tema, um tanto quanto excluido das sinopses de
filmes, é tratado neste longa. É importante assistir sem preconceitos e
com a mente aberta. Com certeza um dos melhores que já pude ver.
Sinopse
Mary é uma cristã devota que segue à risca as doutrinas de sua Igreja. Quando seu filho Bobby
revela ser homossexual, ela passa a submetê-lo a terapias e ritos
religiosos com o intuito de “curá-lo”. No entanto, Bobby não suporta a
pressão e se atira de uma ponte, encerrando sua vida aos vinte anos de
idade.
Depois desse fato, Mary descobre um diário de Bobby e passa a
entender de fato o que se passava na mente dele. Também buscando
respostas na religião, Mary passa a interpretar de outra forma os textos
bíblicos, passando a acreditar que a homossexualidade não é condenável, tornando-se uma ativista dos direitos dos homossexuais.
5º Cavalo de Guerra
Me
lembro que não me senti nenhum um pouco atraído por este filme quando o
vi em cartaz. Histórias de guerra nunca me chamaram muito atenção, e a
ideia de ser a história de um cavalo, muito menos. Mas confesso que
nunca estive tão enganado, pois não é simplesmente uma história sobre
guerra ou cavalos... Se trata de uma história de amor e de superação.
Genero do filme é Drama, e foi dirigido por Steven Spielberg.
Sinopse ( Wikipedia )
Em
Devon, Inglaterra, enquanto a Primeira Guerra Mundial eclodia, "Joey", o
cavalo de Albert Narracott, é vendido para a Cavalaria do Exército e
enviado para França. Joey serviu nas Forças Armadas do Reino Unido e da
Alemanha,
e é pego por fogo inimigo; morte, doenças e o destino levam-no a uma
verdadeira odisséia, servindo em ambos os lados do conflíto antes de
parar sozinho no meio da Terra de ninguém.
Mas Albert não se esqueceu de Joey e, ainda jovem demais para se
alistar no Exército, ele embarca em uma perigosa missão para encontrar
seu cavalo e trazê-lo de volta para casa em Devon.
4º Jogos Vorazes
Sim,
eu gostei do filme. Comparações com o livro sempre existirão e dizer
que o livro é bem melhor não há necessidade, mas eu gostei sim do filme
de Jogos Vorazes. Acho que ele se perde um pouco quando começa a exibir
as cenas do " massacre " e mais ainda quando tenta fazer surtir efeito
em algumas cenas que se tornam " toscas " ao olhar de criticos e amantes
do cinema, mas mesmo assim, ainda pude ver e recomendar o filme para
vários amigos... e também me tornei muito entusiasmado para a ler a
série, que se tornou a grande surpresa do ano para mim.
Sinopse ( Wikipedia )
A história se passa em uma nação pós-apocalíptica chamada Panem
constituída por 12 distritos que são governados pela Capital, uma cidade
muito poderosa. A história começa quando Katniss pega o lugar da sua
irmã, Prim, que foi sorteada para ser o tributo feminino nos
Septuagésimo Quarto Hunger Games, um jogo criado pelo governo da
Capital, onde são escolhidos um menino e uma menina de cada distrito
como tributo, de idade entre 12 e 18 anos, como uma forma de mostrar que
eles mandam em Panem. Katniss se vê dividida pela luta pela
sobrevivência e pelos seus sentimentos com Peeta, o tributo masculino do
seu distrito.
3º Um Dia
Um
filme que não traz nada de novo pro cinema, também não será dos mais
lembrados pelos cinéfilos nem pela critica do ano, mas que me deixou uma
ideia de nostalgia e um tom romântico pro inicio do ano. Me lembro que
vi o trailler e pensei " Um bom filme pra ver acompanhado". Tratei de ir
ao cinema e vi pela primeira vez... Adorei o enredo, a forma como tudo
foi tratado e também a atuação. Sai do cinema e comprei logo em seguida o
livro. Na outra semana, eis que vou novamente, desta vez com amigos ver
a reação dos mesmos para com a história. Gosto da forma simples e
nostalgica com que o drama e romance são distruibuidos ao longo da
história, e o filme, me tocou de alguma forma diferente. Sem análises
técnicas, apenas digo para ser visto.
Sinopse
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no
dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar
caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem
parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas
isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém,
incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou
naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são
narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma
enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e
lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é
desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da
própria vida.
2º As Aventuras de Pi
Fantástico
e com uma história muito tocante. Acho que poético também descreve bem "
As Aventuras de Pi" , um filme de Ang Lee muito aguardado para esse
ano. Os que foram e estão indo ao cinema ( ainda está em cartaz)
encontraram ou encontrarão a história de Pi, um indiano muito
inteligente e perspicaz que tem uma bela aventura para contar. O filme
não trata sobre acreditar se aquilo que é transmitido é real ou não, mas
sim sobre experiências. As nossas experiências vividas são reais ou
frutos da necessidade de explicá-las de forma racional? Não viramos as
costas para o sentimentalismou ou para o "poético", quando percebemos
que ele não será aceito? O que nós fazemos para sermos aceitos e sermos "
normais", bom, foi isso que aprendi com o Pi. A história é linda, o
filme tem uma fotografia e cenas maravilhosas e personagens ótimos. Vale
muito a pena ver, e com certeza merece oscar no ano que vem.
Sinopse
Em 'As Aventuras de Pi' um menino perde
a família em um naufrágio e passa 227 dias à
deriva em um bote salva-vidas na companhia de ninguém
mais além de um tigre-de-bengala. O garoto sobrevive
e hoje é casado e pai de família. Difícil
de acreditar, não é? Mas Piscine Patel, o Pi,
personagem principal da ficção 'As aventuras
de Pi', passou por isso.
1º O Hobbit
Já
fiz um post com uma visão minha sobre o filme, que alias vi 3 vezes no
cinema, então basta apenas dizer que o filme é a melhor estreia do ano,
especialmente para os fãs de aventura e fantasia. Não só por ser uma
adaptação do J.R.R.Tolkien, um dos magos da literatura do século
passado, mas também porque foi muito bem dirigido e produzido pelo
diretor Peter Jackson. Com uma ótim,a fotografia, prometendo muitas
premiações para 2013, " O Hobbit" marca presença entre as grandes
atrações e chamadas de público do ano, e ao meu ver foi o melhor, já que
gosto muito deste tipo de mitologia e história e o livro é simplesmente
fantástico. Foi muito bem adaptado e os próximos anos prometem boas
estreias, já que podemos aguardar pelo menos em 2013/2014.
Sinopse
O Hobbit
segue a jornada de Bilbo Bolseiro, que é levado para uma aventura épica
para recuperar o tesouro dos anões, que há muito tempo foi roubado por
um dragão chamado Smaug. Convidado de repente pelo mago Gandalf, o
Cinzento, a entrar na aventura com mais 13 anões liderados pelo lendário
guerreiro Thorin.
Sua viagem vai levá-los para a vida selvagem; por terras traiçoeiras
cheio de goblins e orcs, wargs e aranhas gigantes, metamorfos e magos e
até que finalmente Bilbo Bolseiro encontra Sméagol, onde ele ganha a
posse do Um Anel, que está ligado ao destino de toda a Terra Média.
o preço do amanhã é perfeito! *-*
ResponderExcluirEstamos em comum acordo quanto aos filmes "O Hobbit" a "As Aventuras de Pi". Simplesmente fantásticos. Ambos extraordinários e com conteúdos que vão além das imagens e do sons e que claro, nos permite fazer "aquela senhora" análise semiótica (Rsrsrs). Somando a isso tudo, as boas companhias, tornam a experiência de ir ao cinema ainda melhor e mais marcante. Adorei e espero que possa haver mais vezes.
ResponderExcluirDesta sua lista só não vi "Um Dia", mas certamente irei ver. kkkk
ResponderExcluirAlveo
ResponderExcluirSimply desire to say your article is as astounding.
The clearness in your submit is just great and that i could suppose you are knowledgeable in this subject.
Well with your permission let me to seize your feed to stay updated with drawing close
post. Thank you 1,000,000 and please carry on the rewarding work.