sábado, 15 de dezembro de 2012

O Hobbit - Uma Jornada Inesperada







Após quase 10 anos de “ O Senhor dos Anéis” ter revolucionado o cinema com três filmes clássicos, chegou as telonas no último dia 14 de dezembro “  O Hobbit – Uma jornada Inesperada” (The Hobbit - An Unexpected Journey,). O lançamento do filme que para os fãs de aventura e fantasia era o mais aguardado do ano, não esconde que houve uma “ jornada” e tanto para que ele pudesse ser lançado. Brigas, intrigas e mudanças de direção e produção fizeram com o que o filme, baseado no livro de J.R.R.Tolkien, demorasse a chegar aos cinemas mundiais.



O Público da série do anel mudou, assim como o mundo nesses últimos 10 anos. A tecnologia 3D é a realidade mais “ real “ do cenário atual e grandes produções chegam ao público quase todo mês. Será que as aventuras de Bilbo Bolseiro fariam o mesmo sucesso? Será que o público fiel retornaria mais velho e maduro? Peter Jackson conseguiria retransmitir aquele sentimento de aventura que nos foi passado há quase uma década? O mundo de Tolkien poderia ser reconstruído? As respostas para essas perguntas são SIM.

O filme lançado na última sexta-feira começou um pouco lento, talvez para relembrar os fãs e os admiradores o que é o Condado, Bilbo e aquele sentimento irlandês que o filme nos deixa. A aparição inicial de Frodo, apesar de pequena, também deixa evidente essa necessidade.


  
O filme tem mais diálogo, não é caracterizado apenas com batalhas  ( apesar de elas existirem e serem bem feitas ), e a ideia de aventura e jornada evidenciam que apesar de ter os personagens da trilogia do anel, “ O Hobbit “ é uma estória a parte e pode ser vista por aqueles que não viram os outros filmes.

Os efeitos especiais e a fotografia são um grande destaque. São cenas de batalha e cenários que nos deixam com vontade de viver aquela estória. O 3D, apesar de dar um tom de grandeza aos efeitos especiais, se tona dispensável em grande parte do enredo. O filme não faz uso da tecnologia de forma gratuita, jogando objetos do nada no público ou coisas do tipo, portanto é interessante ver em 3D, mas pode se escolher no 2D  também.




Após a jornada começar e a percepção do caminho da estória se fazer presente, tudo fica mais rápido. Um filme com 2 horas e 40 minutos se permite apresentar diálogos e explicações necessárias, mas nada disso atrapalha o percurso de Bilbo, Gandalf e os anões em busca de seu reino perdido. Acredito que tudo foi muito bem pensado e o roteiro foi bem trabalhado com a ideia do livro de Tolkien, afinal um livro para três filme permite que quase tudo seja aproveitado.
Somente uma coisa me deixou cansado na história, mas que mesmo assim nos deixa com o coração na boca. O fato de Bilbo e Cia se salvarem sempre no último momento. Sim é um clichê necessário em aventuras, mas acredito que poderia ser explorado de outra forma pelo diretor.

Minha cena favorita foi a que emocionou a todo fã de Tolkien. O canto dos anões. Apesar de ter visto dublado ( sim, eles dublaram a canção ), foi muito bom ouvir aquela melodia entoar o inicio da jornada.



Para finalizar e deixar que cada um faça sua avaliação da estória ( pois filmes são únicos para cada um ), fica uma ansiedade imensa para o próximo lançamento, que se não me engano chega aos cinemas daqui a um ano. É bom saber que temos algo a esperar para lançamentos no próximo ano, isso nos deixa com expectativa e vontade de explorar. Para quem se interessar, o livro “O Hobbit” de J.R.R.Tolkien é uma experiência e tanto para leitores e admiradores de boa literatura.





SINOPSE OFICIAL:
"A aventura segue a jornada de Bilbo Bolseiro, que é levado à épica missão de retomar a posse do reino dos anões, Erebor, do dragão Smaug. Abordado inesperadamente pelo mago Gandalf, o Cinzento, Bilbo se encontra no meio de treze anões liderados pelo guerreiro Thorin Escudo-de-Carvalho. A jornada os levará ao desconhecido, por terras repletas de Goblins e Orcs, lobos selvagens, aranhas gigantes, metamorfos e feiticeiros.
Apesar de sua missão estar no leste, nas desoladas terras da Montanha Solitária, primeiro eles devem passar pelos túneis dos Goblins, onde Bilbo encontra a criatura que mudará sua vida para sempre, Gollum.
Aqui, sozinho com Gollum, às margens de um lago subterrâneo, o discreto Bilbo Bolseiro não apenas descobre sua astúcia e coragem, mas toma posse do "precioso" anel de Gollum, um objeto com inesperadas qualidades. Um simples anel que muda o destino da Terra Média de formas que Bilbo não consegue nem começar a compreender".
Fonte: http://omelete.uol.com.br/hobbit/cinema/o-hobbit-leia-sinopse-oficial-de-uma-jornada-inesperada/

2 comentários:

  1. A única coisa que me desagrada é esperar um ano pela segunda parte da trilogia (rsrs). Vc precisa assistir ao filme novamente com o som original Mr. Black. Vale a pena ver mais de uma vez pq o filme é simplesmente fantástico!

    ResponderExcluir
  2. Eu revi o trailer umas 30 vezes antes de ver o filme (pena que fui numa sessão 2D). Apesar da lentidão em alguns momentos da história, como fã do universo do Tolkien (embora nem o conheça tanto assim e prefira a versão do Peter Jackson do que os livros)m o filme consegui satisfazer quase todos os fãs. Estou na expectativa pelo próximo ao final do ano.

    ResponderExcluir