sexta-feira, 15 de julho de 2011

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2



O dia 15 de julho vai ficar gravado na memoria de milhões de jovens, crianças e adultos de todo mundo. Todos com um gosto em comum: São fãs da série do mais famoso bruxinho, Harry Potter. 
Na madrugada deste dia, os fãs brasileiros tiveram a oportunidade de se despedirem da saga, que deixou não apenas um vazio, mas uma lagrima nos olhos de toda uma geração, a geração Harry Potter. 
Não é nem um pouco de exagero comparar a série criada por J.K.Rowling aos filmes de Star Wars na década de 80, e os livros do Senhor dos Anéis. A série de 7 livros e 8 filmes iniciou-se em 1992, quando a autora teve a brilhante ideia de criar um mundo, até então inimaginável. Nos anos seguintes, a britânica amadureceu a ideia, e fez um esboço da obra pirma que criaria. Foi só em 1997 que a escritora conseguiu lançar o primeiro dos 7 volumes, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Em 2001 estreia nos cinemas mundiais, o filme baseado no livro, o que só aumenta o poder da série. A partir de então os fãs se alastram pelo mundo, e há cerca de 14 anos, o mundo sempre aguarda um novo Harry Potter, seja um livro ou um filme.
Mas, o que aguardar agora então, já que o último filme teve sua pré-estreia ontem? Para que faremos contagem regressiva? Pelo que aguardaremos cada novo trailler? É, é triste pensar assim, e para quem não é fã parece muito exagero, mas acredite não é. 


Ontem tive a oportunidade de aguardar, juntamente com centenas de fãs a pré-estreia de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2. O filme iniciou-se às 00:01, com gritaria e emoção. Era o fim, todos estavam ansiosos e prontos para chorar. Um adeus difícil, mas essencial. 
A sessão que fiz parte foi realizada no Multiplex Catuaí na cidade de Londrina, onde resido, e teve muita gente fantasiada de comensal ou de aluno de Hogwarts. Não faltou oportunidade de fazer amigos, e fiz alguns, isso é muito legal, pois a série aproxima pessoas de gosto em comum. No cinema também teve o pessoal do Potterish, um fã-site que distribuiu um jornalizinho sobre a série " Profeta Diário", e também reportagem de um programa de TV local, o Entretendo que fala sobre cinema e cultura.
A expectativa era grande, e muitos mal conseguiam se aguentar, inclusive eu.

Multiplex Catuaí

Eu sou o garoto da direita ( de quem lê) hehe

Pessoal
Quando deu o momento de adentrar a sala a ansiedade só aumentou. Antes do filme foi exibido cenas dos filmes anteriores, traillers de todos eles, clipes e um pequeno documentário sobre o final da série, com falas de Daniel Radclife, Emma Watson e Rupert Grint.
Precisamente à 00:01o filme começou, sombrio como sempre.
AGORA um pouco das minhas impressões pessoais nem um pouco profissionais e super fanáticas do filme.



Bom vou começar afirmando que foi o melhor de todos. Fiel nas partes que deveria ser surpreendente nos momentos em que houve modificação na história, uma boa adaptação. É difícil destacar apenas um ator dentre as dezenas de atores da série, mas neste filme quem "arrasou" foi Alan Rickman, que interpreta Severus Snape, o professor e diretor atual no filme da escola de Hogwarts. Rickman soube transpor toda a emoção que o personagem demonstra nos livros. O momento decisivo na história, ao qual descobrimos o verdadeiro lado do personagem foi simplesmente um dos mais emocionantes dos filmes, e a interpretação do mesmo nos momentos "tensos", ufa, foi excepecional. Gostaria também de acrescentar que a atuação de Ralph Fiennes foi a melhor de todas as dele na série. Desta vez pude ver Voldemort como um vilão nos filmes, tanto que Bellatrix Lestrange, interpretada pela grandiosa atriz Helena Bonhan Carter, ficou um pouco ofuscada, pois ela sempre foi vista como mais má que o próprio Voldemort.



Uma cena que gostei muito foi a chegada de Harry em Hogwarts. Quando ele, Rony e Hermione adentram via sala precisa no castelo,  a emoção misturada à trilha sonora são de emocionar mesmo os não fãs.
Outro fator importante para o filme foi a trilha sonora, mais uma vez muito bem feita e editada. Em uma obra no cinema, a trilha é muito importante, pois pode nos preparar para os tipos de cenas que seguirão, neste filme foi essencial.
O filme foi em 3D, tive a oportunidade de vê-lo assim, portanto os efeitos especiais foram muito bons. A grande guerra final no castelo, foi simplesmente uma das melhores cenas que já pude ver, mesmo o foco sendo em Harry e sua busca pelas horcruxes, quando o mesmo passava entre as lutas, podiamos observar o poder dos efeitos. Apesar de ter gostado muito de ter visto em 3D, achei que ainda faltaram algumas cenas para dar mais objetivo no uso da terceira dimensão, mas mesmo assim, vale a pena ver com os óculos, pois dá uma nova visão pra grande guerra de Hogwarts.
Foi chegando o final, mas era difícil de acreditar. Um adeus aos personagens, à Harry, Hermione, Rony, Dumbledore, Snape, Dobby, Neville, Luna, Simas, e vai passando na nossa cabeça todas as cenas. " You're Wizard Harry -- I'm what?". O Chapéu seletor, o ford anglia e a chegada à Hogwarts... A câmara secreta, os dementadores, as aulas de poções e transfiguração, o quadribol, as discussões, as cenas de ação, as lutas, as magias... Um adeus a uma série, e enquanto tudo isso passa na cabeça de um fã, a luta final se passa nas telonas. Uma luta que não imaginava que seria assim. Confesso foi uma grande surpresa, uma surpresa boa. Não vou falar dela, pois afirmo que quem ainda não viu DEVE ver, pois é o filme do ano, com certeza para os fãs um filme inesquecivel.
Enfim o famoso "19 anos depois", que foi bem feito, achei simples pequeno, mas bem feito.
Vou apenas criticas algumas explicações mal dadas, e a falta de algumas cenas que para mim leitor dos livros era essecial. Achei que faltou explicar o poder das Relíquias da Morte em Harry. Achei a cena de King's Cross com Dumbledore um pouco pequena demais, e gostaria de ter visto algumas lutas, como as de Tonks  e Lupin lutando em batalha. Faltou também mostrar o filho dos dois, senti falta disso. Mas olha, o que faltou não supera tudo que teve de bom.
Voltarei ao cinema mais algumas vezes para vê-lo, pois será a última chance que terei de ver Harry Potter nas telonas, e com certeza vou aproveitar. Um bom filme para nós, e não darei nota, pois não há número que demonstre a importância desta saga que fez parte da minha adolescência e estará na história de vida de milhões de fãs. 




3 comentários:

  1. Perfeito, Will!!! Adorei o post, e realmente é exatamente assim que me senti ao ver toda aquela batalha em Hogwarts, passava pela minha cabeça desde aquele menininho que dormia embaixo da escada, até o homem que se tornou o herói, não só na ficção, mas de alguma forma, o nosso herói também. HP esteve presente em uma parte da minha infância, minha adolescência inteira e, sem dúvidas, permanecerá em minha memória, em meu coração pra sempre! Orgulho de ser da geração POTTER! Parabéns pela postagem. =]

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda estou aqui, entre ansiosa e triste, quero ver o filme mas é mesmo como um adeus, HP fez parte da minha adolescência toda e até hje é muito importante pra mim, enfim, acho que estou pronta pra ver o último filme...
    Adorei o post, bjus da kirah^^

    ResponderExcluir
  3. não acabou vou chorar kkkkkkkkkkkkkkkkkk que pena acabou harry mas sempre estara no nosso coração

    ResponderExcluir