sexta-feira, 20 de maio de 2011

Alfred Hitchcock - O Mestre do Suspense


O Mestre do Suspense - Alfred Hitchcock


Um dos maiores e mais bem sucedidos diretores de cinema, conhecido pelos sustos que pregava e ainda prega nos espectadores, e pelas cenas com um suspense intenso, Hitchcock nasceu em Londres num 13 de agosto de 1899, e com apenas 26 anos já atuava como diretor do filme "The Pleasure Garden", mas só obteve sucesso com o filme The Lodger: A Story of the London Fog (pt: O pensionista / br: O inquilino ou O locatário)", baseado nos assassinatos do famoso serial Killer, Jack o Estripador.
Em 1939, depois de um bom período dirigindo filmes de suspense e sucesso na Inglaterra, Hitchcock se mudou para os Estados Unidos com a família ( sim ele se casou, não estamos dando relevância à sua vida pessoal). Seu primeiro filme em terras do tio Sã, foi "Rebecca", suspense que lhe rendeu uma indicação ao oscar como melhor diretor, prêmio que o mestre do suspense acabou não ganhando. O filme "Rebecca" acabou levando o oscar de melhor filme. Seu período em Hollywood trouxe grandes filmagens e diversos prêmios e fizeram do diretor um consagrado mestre na arte de dar susto.
Apesar de ser mestre do suspense, ele também  se enveredou por outros caminhos. Alfred também dirigiu filmes de ação, comédia e ficção, mas como sabemos sua verdadeira paixão era assustar.
Hitchcock também é famoso pelas aparições que sempre fazia em suas produções, sempre em persongens irrelevantes.


Cena do Filmes "Pássaros"



PSICOSE

O mais famoso filme de Hitchcock, e que tem uma das cenas mais aterrorizantes do cinema ( a clássica cena do chuveiro), foi um filme barato, mas que faturou muito. Com um orçamento de 800 mil dólares, Psicose faturou cerca de 50 milhões, e entrou pra lista dos melhores filmes de suspense do século passado.
Considerado como o 11º melhor filme de todos os tempos e o melhor do gênero horror pela revista Entertainment Weekly. O filme foi eleito o 18º melhor de todos os tempos pelo AFI (Instituto Americano de Cinema).
Em alguns sites de critica, Psicose chegou a ganhar 98% de aprovação, fato raro.
Em 1998 foi feita nova versão, mas não tão badalada quanto a de Alfred.

SINOPSE

Psicose começa com a secretária Marion dando um desfalque de 40 mil dólares na imobiliária onde trabalhava, em uma tarde quente de sexta-feira, pede licença ao patrão para sair mais cedo, e leva consigo  o dinheiro, certa de que seu crime só seria percebido após o final de semana. Com pouco mais de dois dias para fugir, Marion sai dirigindo sem destino pelas estradas. Cansada, vai parar no Motel Bates, um lugar decadente, que quase fechou suas portas após o desvio da auto-estrada. No lugar é  recepcionada por um simpático e estranho rapaz, Norman Bates,  tímido e dominado pela mãe.Após uma conversa e um rápido lanche, acontece o inesperado: Marion é brutalmente esfaqueada enquanto toma banho, numa das cenas mais famosas de toda a história do cinema.
 O filme foi indicado ao oscar e ganhou o prêmio Edgar Allan Poe, um dos mais importantes do horror.

A CENA DO BANHEIRO


Psicose



Em um misto de terror, suspense, susto, dramatização musical e o clássico convertidos no branco e preto da tela, esta cena se tornou clássica pro cinema, justamente por sua beleza singela, e seu toque humano. A fragilidade das pessoas, e a forma como a trama se desenrola, e o filme se torna dois, antes e depois da cena do banheiro. É importante ressaltar o trabalho da atriz Janet Leight e do maestral Hitchcook, que soube fazer as escolhas certas, nesta cena clássica, deste filme clássico.


CURIOSIDADES
  • Psicose foi filmado em preto e branco porque Hitchcock temia que a cena do chuveiro ficasse chocante demais, com o vermelho do sangue.
  • A tradicional aparição de Hitchcock, neste filme, acontece durante aproximadamente quatro minutos, do lado de fora do escritório em que Marion trabalha, e ele está usando um chapéu de cowboy.
  • Janet Leigh não estava nua na famosa cena do chuveiro: ela usava uma roupa colante à pele. Uma dublê de corpo também foi utilizada.
  • O som das facadas, nesta mesma cena, na realidade é o som de um melão sendo esfaqueado.
  • O sangue desta mesma cena é, na verdade, calda de chocolate.
  • O chuveiro que se vê filmado de baixo para cima na realidade tinha dois metros de diâmetro, para que a câmera captasse os jatos d'água com maior intensidade.
  • A cena do chuveiro demorou sete dias para ser filmada, e utilizou 70 diferentes posições de câmera.
  • Hitchcock recebeu uma carta de um pai enfurecido, dizendo que sua filha, apavorada, recusava-se a entrar no chuveiro, após ver o filme. Hitchcock respondeu a carta, sugerindo ao pai que levasse a garota para uma lavagem a seco.
  • Psicose é o primeiro filme da história do cinema americano a focalizar um vaso sanitário dando descarga, o que era considerado de mau gosto, na época.


  • Houve três sequências: Psicose 2 foi lançada em 1983, Psicose 3 em 1986, e o capítulo final foi lançado em 1990. Houve também um especial chamado Bates Motel em 1987 e um remake em 1998.
FONTE: Wikipedia.Org


Um comentário:

  1. Faltou colocar na sessão das curiosidades que o assassino desse filme foi inspirado na história do psicopata Ed Gein. =)
    Esse post ficou mto bom , quando tiver tempo eu assistirei esse filme.

    ResponderExcluir