sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Circo das Borboletas - El Circo de la Mariposa





Aroveitando um pouco do que venho fazendo na faculdade, vou postar aqui uma resenha que realizei esta semana sobre um curta-metragem que muito me chamou a atenção " El Circo de La Mariposa". Vou postar o texto integral, da forma como entreguei, e veja o filme, tem apenas 20 minutos e com certeza serão ótimos  minutos.

Título: El Circo de La Mariposa
Direção: Joshua Weigel
Roteiro: Eduardo Verásteguis
Ano: 2005
Duração : 20 minutos

O curta-metragem  “ El Circo de Las Mariposas” protagonizado por Nick Vujicic, ator espanhol que não possui pernas nem braços,  possui como tema central a superação.
O curta tem cerca de 20 minutos, e é dirigido por Joshua Weigel, narrando a história de Will, um deficiente físico que trabalha em um circo de aberrações. O jovem se sente acuado com seu trabalho, pois além de ser humilhado, é utilizado como motivo de chacota para as pessoas, que riem de sua dificuldade. A vida de Will começa a mudar quando o dono de um outro circo, o “das Mariposas” passa por seu espetáculo, e diz algumas palavras que mudam a percepção do rapaz sobre sua deficiência. O protagonista decide fugir daquele lugar, e se infiltra no carro do dono do circo. A partir daí, a vida do rapaz gira em torno da superação de seus medos, e de seus próprios preconceitos. Em uma narrativa que emociona, “ El Circo de las Mariposas” encanta pela forma singela que lida com o assunto.
O filme se divide em duas partes. Na primeira, o protagonista é a atração principal de um circo de aberrações. Apesar de ser a maior condução do circo, o jovem Will não se sente feliz com a forma como é tratado pelas pessoas, e pelo dono do circo. Em suas apresentações, o rapaz é oferecido como “ a maior aberração do mundo”, pela sua deficiência.     Os cidadãos, que assistem ao espetáculo, em um primeiro momento se demonstram assustados com ele, mas depois riem da sua deficiência do jovem, para depois, agem com repulsão.
A Segunda parte se constitui do momento em que Will decide fugir do circo de horrores, e aceitar a proposta do dono de outro circo, “Circo das Mariposas”, que ao assistir uma apresentação sua, o convidou a mudar de vida.
 A partir de então, a história deixa de seguir um roteiro clichê, para se constituir em uma bela narrativa, que lida com valores morais, e o preconceito. É possível perceber a moral da história no decorrer dos fatos, como na cena da cachoeira. Nesta cena, o protagonista decide atravessar o rio, para encontrar seus amigos de circo, que não o ouvem chamar. É possível observar a idéia central, de que aquela vitória é uma  conquista que deve ser feita por ele mesmo, e ninguém pode interferir. Apesar de não possuir braços e pernas, Will resolve tentar atravessar, e descobre que aquilo que a seus olhos era impossível, não é tão difícil. Esta cena deixa bem clara a proposta do curta, de divulgar valores e mostrar que apesar das dificuldades, todos somos capazes. O filme termina com um novo  Will que desta vez não é mais  um motivo de riso e sim de orgulho para as pessoas que o assistem em sua nova apresentação, e o aplaudem de pé.
Com uma trilha sonora leve e uma fotografia bem trabalhada, a obra é destinada a todos aqueles que precisam de incentivo para continuar na busca dos seus sonhos, mas também é uma boa opção para aqueles que desejam ver uma história de superação e ideais.

Nick Vujicic protagonista da curta

OBS: No inicio do vídeo a borboleta é mostrada presa em um casulo, como era o protagonista no começo, e ao final a liberdade, quando ela se liberta e voa para longe, como acontece com Will, que entende que a vida é mais do que um circo de aberrações. Um ótimo filme, NOTA 10.







4 comentários:

  1. Boa Noite !!!! Wil sendo nos surpeendendo com suas indicações, de fato um curta que retrata muito bem a superação das limitações e uma lição para quem tem todos é perfeito e vive reclamando. Parabémns Wil e continue a nos presentear com suas indicações. Abraços

    ResponderExcluir
  2. nossa, que lindo! pura poesia nessa história, não só de superação mas de auto-conhecimento, confesso que me emocionei e sua resenha ficou ótima viu!

    ResponderExcluir
  3. Assisti a esse filme em um treinamento Ultrapassando Limites com Rodrigo Cardoso, muito bom e inspirador, recomendo...

    ResponderExcluir
  4. Assisti a esse filme em um treinamento Ultrapassando Limites com Rodrigo Cardoso, muito bom e inspirador, recomendo...

    ResponderExcluir