domingo, 3 de outubro de 2010

The Open Door- 4 anos

Hoje dia 3 de outubro, dia em que nós brasileiros ecolheremos nosso futuro, o meu álbum favorito "The Open Door" da banda americana Evanescence, completa seus 4 anos de lançamento. Com músicas fortes, amadurecidas, mais pesadas e letras mais diversificadas. o CD que vendeu mais de 8 milhões de cópias pelo mundo, teve uma turnê de 18 meses com 4 shows no Brasil ( Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro), contou com 5 singles e 4 clipes, e é o álbum favorito de muitos fãs da banda.

2º Álbum de Estúdio e 4º Álbum no Total Antecido por: 

 Origin ( Álbum com Demos e com apenas 2.500 cópias comercializadas)

 Fallen ( Com 16 milhões de discos vendidos)

Anywhere But Home ( DVD+ CD Live In Paris)
O CD foi produzido de setembro de 2005 à setembro de 2006 pelo produtor Dave Fortman, e as composições são todas de Amy Lee em conjunto com Terry Balsamo ou John LeCompt, ambos guitarristas do Evanescence na época.
O álbum tem muitos sons de piano e guittarras e segundo a Amy lee as músicas são " como se tivessem vida própria. Algumas são mais pesadas das que já fizemos, e a única palavra que descreve o álbum é mais".

Por que "The Open Door"?


Amy disse que era assim que se sentia, com a porta aberta para tudo na sua vida e que estava  livre e feliz.

Cada música é representada por um obejto ou um animas, eis um pouco mais delas.


Sweet Sacrifice: uma mariposa, como borboletas, representam o que é chamado de "You poor sweet innocent thing". Nos símbolos psicológicos de sonhos, a borboleta representa a liberdade, como em "Now that I'm unchained"; na simbologia cristã, a borboleta é a ressurreição e a imortalidade por um lado, e em outros a vaidade vazia e trivial, devido à sua vida curta e beleza. O significado da borboleta é, contudo, a sua metamorfose, do ovo a lagarta e de crisálida, presa na morte estrito, de insetos com as asas e cores brilhantes virou-se para a luz do sol. Então, na antiguidade, já era um símbolo da alma, porque ele não termina com a morte. A parte da música que representa todo este simbolismo está no final, quando Amy canta "I dream in the darkness, I sleep to die, Erase the silence, Erase my life, Our burning ashes blacken the day, A world of nothingness blow me away".


Call Me When You're Sober: aqui esta a formiga, que recolhem melada de cochonilhas e psilídeos (piolhos das plantas) e alimentá-lo a outros trabalhadores em uma data posterior. Eles são altamente valorizados fonte de açúcar para os aborígines da Austrália central. Ele pode ser conectado ao vício e a necessidade da outra pessoa na música.





Weight of the World e Lithium: nas letras, lembra um guarda-chuva de proteção, algo que não deixe outras coisas para nos tocar, como nas peças ""Like all my screaming has gone unheard" e "If you love me, then let go of me" de Weight of the World e "Don't wanna lock me up inside" and "Can't break free until I let it go - let me go" de Lithium. A cúpula lembra a Mary Poppins, que usou para voar "Freefall, freefall, all through life". Em Lithium, a versão digital tem uma besouro nele, como a da inserção da Rádio E.U.A.

Cloud Nine: há um pássaro, análoga à liberdade e ligado às partes "If you want to live, let live" e "I just want to feel that high".

Snow White Queen: de acordo com a inspiração para a música[1], a gaiola com um pássaro. Há adorando e doença na letra - "There's nowhere to run", "Soon I know you'll see you're just like me" e "Don't scream anymore, my love, 'cause all I want is you".



Lacrymosa e Like You: Não existem símbolos para essas músicas no álbum. Para a versão digital de The Open Door, Lacrymosa e Like You lyrics tem imagens especiais também. Eles representam toda a música - uma lágrima em Lacrymosa e um caixão em Like You. Em Lithium, a versão digital tem um bessouro nele, como a da inserção da Rádio E.U.A.

Lose Control: um cordeiro aparece na página, citado explicitamente na letra, "my lamb". Pode haver também uma ligação à rima americana (canção ou um poema tradicional ensinada às crianças jovens no desenvolvimento do vocabulário) chamada Mary Had a Little Lamb, que foi gravada por diversos artistas, ligando a parte "Mary had a lamb".


The Only One: existe um animal mitológico, o Grifo, que põe ovos de ouro e tem um grande senso de justiça, que é a representação do saber, e por isso está bem ligado a toda a música, incluindo o título.

Your Star: um telescópio aparece nesta página, instrumento utilizado para ver as estrelas e planetas distantes da Terra - "I can't see your star".


All That I'm Living For: a chave simboliza a parte "Lock the last open door".

Good Enough: o colar com o pingente de coração mostra todo o amor, onde a música é.


 Propaganda do álbum




Foram feitas 18 músicas para o álbum, das escritas duas já foram lançadas, são elas The Last Song I'm Wasting On You e Together Again. A canção If You Don't Mind é um mistério para os fãs que sonham em ouvi-la.

Clipes: Foram 4 clipes deste álbum.

Call Me When You're Souber (2006)

Neste clipe a Amy demonstra seus sentimentos em relação ao ex-namorado vocalista  da banda Seether. Durante o clipe, o pecado na forma da maça, e a era vitoriana são bem retratados. 


Lithium
Segundo single e clipe. O clipe de forma dramática fala da depressão ( lithium é um remédio que controla o humor). O lago negro no fim do clipe seria a depressão, quando nos afogamos nela,e  durante todo o clipe, vemos a Amy de Branco e a Amy Afogada de preto em contraste, uma quer se afogar na depressão, a outra não.


Sweet Sacrifice
No clipe mais pesado da banda e inspirado no filme " A Cela", Sweet Sacrifice mostra  Amy presa em um lugar como um vale, e pronta pra se libertar, enquanto caminha para  aliberdade, ela canta e busca os outros membros da banda.


Good Enough
É um dos clipe mais romântico da banda, e talvez um dos que melhor fotografia tem, conta apenas com a Amy Lee, em uma casa onde o fogo toma conta, mas a esperança está no sol. Música feita pra o atual marido da Amy, Josh
Good Enough- Clipe

Imagens Da banda nos Shows d Turnê

















Portanto - Parabéns TOD, Parabéns Evanescence, e que o próximo seja ainda melhor

FONTES: Immortal Essence


Um comentário:

  1. Ótimo artigo sobre o Evans. Tem coisas ai que eu nem sabia, que seria os simbolos das músicas. Está de Parabéns Wilton!

    ResponderExcluir