domingo, 5 de janeiro de 2014

Retrospectiva Blogal - Músicas de 2013

2013 foi um ano musical. Todos os desafio, descobertas, amores e perdas foram remediadas por uma boa canção. Segue a lista daquelas que mais me marcaram. Escolhi vinte e uma de muitas que poderiam entrar, mas essas são as que mais me representaram. As 10 primeiras posições terão um texto explicativo de o porquê da escolha. As demais seguirão apenas com o vídeo.

21- Find a Way - Amy Lee



20-  Tender - Blur


19- Here with me - The Killers


18- Mary - Scissor Sisters


17 - Heartbeats- Jose Gonzalez


16- Thinking about you - Radiohead


15- Tempo Perdido - Tiago Iorc


14- Wandering Star - Portishead


13 - Sinfonia de Sonhos - Marcus Viana


12- Somebody That I Used to Know - Gotye


11- I miss you - Incubus


10- Summertime Sadness - Lana del Rey



Esta música esteve presente em dois momentos do ano de 2013. A versão lenta representou algumas lembranças, especialmente dos meus amigos quando não estávamos juntos. A versão remixada me fez rir diversas vezes, quando me lembrava de um certo amigo ( Rafael e seu ótimo inglês, rs ) cantando-a na balada. Summertime Sadness representou os "sem noção" em 2013.

9- Desafinado - Damien Rice


No ano de 2013 eu descobri a beleza da bossa nova e sua sonoridade marcante e romântica. Descobri Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Tom Jobim e Elis Regina. Mas, foi na voz de Damien Rice que eu conheci Desafinado, que veio a ser um das minhas favoritas para cantar. Esta canção também marcou um mês muito importante pra mim, março de 2013. " Por que desafinados também tem coração."

8- Mad World -  Gary Jules


Conheci "Mad World" após terminar de ver "Donnie Darko". É uma música com uma letra tão intensa e tocante, que é difícil não se emocionar. Ela me relembra os anos da minha adolescência, anos que eu tinha medo de ser social. Época em que um olhar ou um comentário eram capazes de me destruir. Não sinto falta daqueles tempos, mas Mad World me deixa uma sensação de nostalgia muito difícil de superar.


7- Oh my Heart! - R.E.M


2013 foi o ano em que descobri R.E.M e Radiohead, bandas que hoje são das minhas favoritas. A melancolia e a nostalgia que elas me evocam são quase hipnóticas. "Oh my heart" e seu refrão doloroso me transmite uma esperança no amor. Estamos tão acostumados em ser machucados quando nos apaixonamos, que só de pensar já dá uma dorzinha no coração. Apesar de ser uma canção triste, ela não me permite entristecer.

6- True Love Waits- Radiohead


Nunca pensei que o amor existia na distância. Nunca imaginei que talvez a felicidade fosse encontrada nos quilômetros da sua origem. Em 2013 eu presenciei na pele o que o amor pode fazer, e apesar das dores da despedida, a paixão fortaleceu minhas esperanças e me fez crer que o verdadeiro amor realmente espera. "True Love Waits" parece uma carta escrita para mim. Só a voz e o violão descrevem um amor que se prepara em detalhes e se pauta em esperanças. Uma poesia cantada e uma trilha sonora para minha espera no amor. 

5- Afortunada - Francisca Velenzuela


 "Afortunada" me faz lembrar das pessoas, dos lugares e dos momentos que vive no Chile. Em 2013 metade do meu ano eu estive neste país que me fez se apaixonar e me trouxe recordações eternas. Que me apresentou à natureza e me permitiu viver experiências. E mais importante, me apresentou pessoas que eu nunca esquecerei. Acredito que essa canção será sempre um poço de recordações. Sou muito afortunado de ter tido essa experiência e oportunidade marcante e com certeza essa é a minha música do Chile, por isso, dedico essa posição a todos que naquelas terras conheci.

4- Black - Pearl Jam


A melhor experiência que aprendi a ter em 2013 foi a de viajar. Abrimos a mente e conhecemos lugares e pessoas que nos marcam. Black é uma ótima trilha sonora para cair na estrada. Na verdade Pearl Jam no geral é uma banda muito boa. 
Escutei essa música nos meus  momento de fuga. Aprendi o quanto é bom viajar e conheci um sentimento de plenitude que é inigualável. Black me faz lembrar estes momentos que já se tornaram nostalgia.
Tive uma experiência com essa música quando o Pearl Jam estava fazendo um show no Chile e eu o escutei ao vivo. Quando tocou "Black" comecei a me emocionar. Foi incrível e me marcou muito durante o ano passado. Dedico Black às pessoas que conheci durante meu mochilão; aos amigos que me acompanharam nas viagens; aos estrangeiros que compartilharam experiências; e por fim, aos maravilhosos lugares que conheci.

3- Anywhere - Evanescence




" I have dreamt of a place for you and I

No one knows who we are there

All I want is to give my life only to you

I've dreamt so long, I cannot dream anymore

Let's run away, I'll take you there."

Foi um ano de amor. Um ano em que o que eu mais desejei foi fugir pra algum lugar onde o amor fosse a única importância. Onde as pessoas não me olhassem estranho. Foi um ano de olhares, declarações e intensidade. "Anywhere" tem uma letra tão poderosa, e desde que escuto Evanescence ( 10 anos ) essa música sempre esteve entre as minhas favoritas, mas em 2013 ela teve um significado maior. 
Por diversas vezes estive entre a razão e os sentimentos. Desejei por diversas vezes começar tudo de novo, e buscar o algo que me faltava. Quando encontrei, só me importava estar com ela, seja onde for e como for. "Anywhere" é uma poesia em refrões é um ato à coragem e uma declaração de que o importante é amar e ser amado. Parece bobo, mas foi a minha trilha sonora de amor.
É uma música tão etérea e com um vocal tão leve e angelical que nos faz voar em direção aos sonhos.  Essa música é dedicada à minha personificação do amor que nasceu na minha essência em 2013 e espero que permaneça nela.


2- Asleep - The Smiths


 Sing me to sleep
And then leave me alone
Don't try to wake me in the morning
'Cause I will be gone
Don't feel bad for me
I want you to know
Deep in the cell of my heart
I will feel so glad to go


Tristeza e Melancolia. Por mais que eu fuja desses sentimentos, sempre tenho recaídas. Parece tudo perfeito olhando de fora, mas não é. Asleep me acorda para algumas realidades que eu desejo fugir, mas que existem no meu interior. 2013 começou com uma péssima notícia na minha vida, e um desejo quase suicida de mudar certa realidade. Às vezes parece que o mundo é injusto e que não faz sentido, mas na verdade somos nós que procuramos nos afundar. Asleep, por mais depressiva que seja a letra, me ajudou neste momento, e durante todo este ano tem acinzentado alguns dias. Eu sou o tipo de pessoa que necessita de momentos de solidão. Eu preciso, por vezes me sentir um pouco triste pra dar valor à minha vida e me manter seguro nela.
 Asleep também representa a minha felicidade, em um contraste aos seus versos de despedida e o seu toque fúnebre de piano. Após algumas lágrimas de tristeza, consigo enxergar bondade e outros sentimentos que transformam a canção em um hino pra mim. Esta é uma música dedicada à minha solidão e meus momentos perdidos no meu interior.

1- Get Lucky - Daft Punk


"We've come too far
To give up who we are
So let's raise the bar
And our cups to the stars
She's up all night 'til the sun
I'm up all night to get some
She's up all night for good fun
I'm up all night to get lucky"
Em 2013 eu me diverti como nunca Compartilhei muitos momentos com os amigos. Ri, briguei e chorei. Senti saudades, fiz as pazes e me orgulhei de ter bons amigos. Conheci muitas pessoas, aprendi a beber, fiz coisas que não imaginava fazer e o principal de tudo: fui feliz. Get Lucky me conquistou desde o primeiro momento que a escutei. Lembro-me que estava em um parque com o Rocko, e era final de tarde. Era um lugar muito bonito e  fora de lá, alguém escutava essa música. Sem nem saber a letra meus lábios seguiram a melodia e eu já estava cantando. O Rocko, como é fã de Daft Punk já conhecia, e pronto: novo vício. Get Lucky me acompanhou nas baladas, "en los carretes", nas miércoles po da vida ( festa chilena ) e na companhia dos meus amigos era sempre "minha música".
Acho que não tem canção melhor pra representar 2013, que foi um ano espirituoso, diferente, amoroso e esclarecedor. Dedico essa música aos meus melhores amigos. Os velhos e os novos que conheci. Dedico às pessoas que fizeram deste ano mais intenso, alegre e compartilhado, pois "não há felicidade plena, que não deva ser compartilhada". E que venha as canções de 2014.


Um comentário: