sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Retrospectiva Blogal - Melhores Livros de 2013



Terminando mais um ano e começando mais uma vez a retrospectiva blogal, série de postagens na qual seleciono os melhores livros, filmes, músicas, etc do ano em questão. 2013 foi até então o melhor ano da minha vida, pois nele me descobri em vários aspectos; fui mais feliz; conheci pessoas que me marcaram e fui quem realmente sou. Os livros, como sempre, foram importantes companheiros em cada jornada e aventura deste ano e aqui seleciono alguns dos melhores que tive a oportunidade de ler em 2013:
 
 10º El Sur- Daniel Villalobos 



Uma das minhas primeiras leituras em espanhol. Era pra ser obrigatória (pedida pelo professor de Linguagem na minha universidade no Chile), mas foi um prazer tão grande ler este livro, que o devorei em poucas horas da madrugada. Li-o duas vezes, e apesar de ser um livro de crônicas, gênero que não me agrada muito, foi um prazer conhecer a infância e a vida daquele jornalista escritor que até então era desconhecido na minha vida. 
 Nesta obra, Villalobos relembra sua infância pobre no sul do Chile e como a literatura e o cinema o marcaram naquele momento. Este livro também é especial pra mim, pois nos diversos trabalhos que desenvolvi na faculdade a partir da leitura dele, revivi alguns momentos da minha própria época de criança. Eventos que marcaram a minha vida.

 9º O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry 




Um clássico infantil, mas que pode ser lido em qualquer idade. As percepções e os ensinamentos que este livro nos traz são de infinita bondade, filosofia e amor. Relê-lo na idade em que me encontro, foi voltar à época de criança, e rever conceitos e interpretações que já não fazem parte do meu espírito corrompido pelo ser "adulto". Já não há mais a inocência e o sentido de imortalidade. O "Pequeno Príncipe" supera épocas e gerações e deve ser leitura obrigatória para crianças e adultos. 

8º Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams




 Pensa em um livro maluco. Agora triplique essa doideira. Eis a receita do "Guia dos Mochileiros das Galáxias", um livro humorado, diferente e filosófico. Qualquer um que o tenha lido sabe o significado do número/resposta 42... Não vou entrar em explicações, mas foi um dos livros que mais me deixaram curioso. Peguei-me refletindo sobre os vários eventos que passam na trama lá pelo fim da história e percebi que o livro meio que exclui o nosso poder de racionalidade, ao mesmo tempo em que o eleva a quarta potência. Vale a pena conhecer a série e entrar nesse mundo doido de alienígenas e mundos paralelos. 

7° Diários do Clima - Sônia Bridi 



Tive o prazer de conhecer uma das maiores jornalistas do Brasil no ano passado em um evento de lançamento do livro em questão. Lembro-me que nos minutos que conversei com Sônia lhe disse: "Quero um dia viajar pelo mundo como você fez". Bom, mal sabia eu que 2013 me reservaria algumas viagens e aventuras inesperadas. O livro é um excelente relato de viagens que ela realizou com seu marido quando produziram uma série de reportagens para o "Fantástico" sobre as mudanças climáticas do planeta intitulada "Terra: Que tempo é este?". Das paisagens tropicais do Peru até o gelo glacial da Groenlândia, o livro é um relato emocionante sobre culturas e aventuras, e também uma grande fonte de informações sobre as grandes transformações que nosso planeta vem passando devido aos feitos humanos. 

6º O Oceano no fim do Caminho - Neil Gaiman 



Uma fábula em forma de livro. Encantei-me com a capa e esse título misterioso. O que seria o oceano no fim do caminho? Bom, pra mim ele é a imaginação e o ser criança que nos permite ver mais do que somos. É a aventura intrínseca na mente, que permanece mesmo depois de crescermos. É o não esquecer como é criar a realidade a partir da imaginação. É aquele caminho que encontramos pra fugir da solidão. São os livros que se transformam em refúgio e nos melhores amigos que vamos ter. Essa fantasia de adulto-criança de Neil Gaiman me fez lembrar o que eu sempre fui: Um grande imaginador. Gostei muito do livro e da leitura fácil e fantástica. O título ainda me encanta, mesmo sabendo o que é o oceano no fim do caminho, ainda me permito imaginar o que poderia ocorrer se no fundo do meu quintal houvesse um oceano infinito.

 5º No Ar Rarefeito - Jon Krakauer 

Foto de um grupo de alpinistas que subiram o Everest em 1996. Alguns deles não voltaram - Livro No Ar Rarefeito

 Neste ano eu comecei a me interessar pelo tema viagens e aventuras. Livros sobre países, culturas, escaladas, paisagens naturais e etc, começaram a me chamar muito a atenção. Um relato sobre uma escalada ao Everest já é por si só uma grande leitura, mas este livro fala sobre uma tragédia que ocorreu em maio de 1996 a mais de 8 mil metros de altura, no ponto mais alto do planeta. Krakauer soube muito bem descrever os protagonistas e os eventos daquela subida que seria uma das maiores tragédias. Em busca de explicações, ele descreve paisagens, pessoas, feitos e te deixa aflito com o ocorrido. É um livro muito bem feito e elaborado. Deixou-me apreensivo do começo ao fim. Uma das melhores surpresas desse gênero que recentemente me conquistou. 


4º A Culpa é das Estrelas - John Green



 Talvez o maior best-seller juvenil do ano, "A Culpa é das Estrelas" foi uma das minhas primeiras leituras de 2013, quando o livro ainda não era tão cultuado por adolescentes e jovens de todo o país. Apaixonei-me pelos protagonistas; pela linguagem humorada; pelo enredo envolvente; e por último pelo modo como os dois jovenzinhos enfrentam as possibilidades da morte. Acredito que é um livro que tem muito a dizer em suas entrelinhas, e que deve ser lido com amor. Sentia-me preso aquelas palavras soltas nas paginas amareladas de "A Culpa é das Estrelas". 
Terminei a leitura com lágrimas nos olhos e ânsia de compartilhar o que eu acabara de ler com outras pessoas. É um livro para ser compartilhado. Uma leitura simples, gostosa e agradável. Você se emociona, ri e fica triste... e mesmo assim se apaixona. Com certeza um livro a ser lembrado.

3º Na Natureza Selvagem - Jon Krakauer 

Clássica foto de Chris... Uma das suas últimas - Na Natureza Selvagem


Em 2013 eu tive a oportunidade de conhecer alguns países e lugares incríveis. Minhas viagens abriram minha mente para muitas possibilidades e aguçaram os meus sentidos pela liberdade. Vi o filme "Into the Wild", sem esperar muito dele, e simplesmente me apaixonei pela história. Voltei ao Brasil e fui atrás do livro, e assim que o tive em minhas mãos o "devorei" em alguns dias. 
"Na Natureza Selvagem" narra à história de Christopher McCandless, um americano de classe média alta que após se formar resolve viajar pelos Estados Unidos apenas com uma mochila nas costas e uma vontade de se sentir livre. O livro, escrito por Jon Krakauer, também busca entender os motivos de McCandless em largar mão de tudo e viver como um andarilho, além de refazer os passos do mesmo. É inspirador e emocionante. 
É difícil não se apaixonar pela história de Chris, e tanto o livro quanto o filme ficaram marcados para mim neste ano, que pude abrir mão de alguns luxos e me sentir em plena natureza selvagem

2º A Coisa - Stephen King

O Medo personificado - A Coisa

Não poderia deixar faltar um livro do mestre do terror nesta lista. Stephen King é meu escritor favorito desde os meus 14 anos e vem me presenteando com livros maravilhosos e verdadeiras obras de arte da ficção. Não vou dizer muito sobre o próprio, pois este blog tem uma sessão reservada apenas para o King, mas o livro em questão é verdadeiramente uma obra prima do horror. 
Em "A Coisa" você se depara com os pesadelos mais íntimos da mente humana. São quase 800 páginas de terror, suspense e um fator psicológico inigualável. O escritor te prepara para as atrocidades que serão narradas; expõe os medos e as fragilidades de cada um dos personagens principais; relata as cenas sangrentas e tenebrosas durante a narrativa. 
A leitura deste clássico do terror moderno te apresenta uma caricatura do terror, vestida em roupas de um palhaço "divertido" e medonho ao mesmo tempo. Pennywise, ou o palhaço Parcimonioso, é mais do que um serial killer; ele é uma maldição que assola uma cidade por centenas de anos. Uma cidade que mais parece ser de pesadelos. Derry, um lugar fictício onde a história se passa, também está presente em outros livros de King, como no recente lançamento no Brasil "Novembro de 63". Pennywise se alimenta do medo, e por isso as crianças e adolescentes são suas vitimas favoritas. O livro conta a história de um grupo de amigos que se reúnem para enfrentar a criatura depois de 30 anos, quando ainda crianças a enfrentaram em um primeiro embate. Mas, "A Coisa" é bem mais do que isso. 
É um livro de suspense e terror no seu ponto mais denso. É sobre fragilidades e crenças. Fiquei muito na dúvida se "A Coisa" deveria ser o melhor do ano, mas com certeza é um dos melhores do Stephen King.

1º Crime e Castigo - Dostoiévski 



O que falar de um livro cujo a vilã é a própria mente humana? Assim é "Crime e Castigo" primeiro romance que tive o prazer em ler do escritor russo Fiódor Dostoiévski. Publicado em 1866 o livro é extremamente atual, com críticas intrínsecas, outras explicitas sobre a sociedade e religião. A trama está focada em um personagem principal, Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem estudante universitário que se vê aflito após cometer um assassinato. A aflição de Raskólnikov se transforma em medo, depois em culpa, até atingir um niilismo absurdo. O grande acusador do jovem é sua própria mente. 
Na trama, Raskólnikov encontra nos braços de Sonia, uma jovem que se prostitui para manter sua família, o amor, e através do amor a absolvição. 
Dostoiévski, considerado o maior escritor russo, divide os seres humanos em sua obra em duas classes: especiais e os materialistas. As pessoas "especiais" não necessitam se aterem a leis ou regras. Segundo o pensamento compartilhado em "Crime e Castigo", esses seres especiais poderiam até mesmo cometer crimes, pois seria para um bem maior. Já os materialistas deveriam se manter a margem da sociedade, respeitando regras e leis. A partir dessas nuances Dostoiévski cria um celebre clássico da literatura. Você se vê totalmente apegado aos pensamentos e ações do protagonista. É praticamente viver na mente dele. 
Amei o livro pelo fato dele ser totalmente psicológico e crítico. A palavra para o texto é perturbador. É quase impossível não se colocar no lugar de Raskólnikov e prever suas ações. Sem sombra de dúvidas uma leitura incrível que não tinha melhor época para ser descoberta. Obrigado Eduardo por me apresentar e emprestar Dostoiévski, e o melhor livro que li este ano.

Um comentário:

  1. Esta td muito lindo......
    Desejo a vc Pequeno príncipe em 2014 que seus projetos sejam tds realizados com sucesso, que vc tenha muita saúde para concretiza-los, paz e amor em abudancia. Bjs nesse seu coração de menino com sonhos de gente grande..........


    ResponderExcluir