quarta-feira, 26 de junho de 2013

Aventura no Sul do Chile - Pucón, a cidade do Vulcão

Demorou um pouco pra eu poder escrever sobre nossas aventuras nas terras frias do sul do Chile, mas aqui estou. Talvez fosse pela frustração de não ter conseguido subir o famoso vulcão Villarrica, que é o charme e também o motivo da cidade ser rota de mochileiros. Nossa viagem ficou longe de passar como queríamos, mas não totalmente no lado negativo.

Pra começar a falar um pouco de Pucón, vamos nos situar. Ela fica ao sul de Santiago, cerca de 780 km da capital chilena e tem pouco mais de 20 mil habitantes, além de um charme excepcional. As casas, em estilo alemão, e o clima europeu das ruas são um espetáculo a parte. A cidade vive totalmente do turismo, e não é complicado encontrar hotel, albergues e agências de todos os gostos. Eu indico já chegar com tudo isso planejado, e uma dica importantíssima ( diga-se de passagem nós não a sigamos), confira o clima antes de confirmar seus dias por lá. Se sua intenção são atividades radicais ou subir o vulcão, evite dias com chuva ou muito vento.

Pucón *Internet*

Um fato a parte, mas que não deve ser deixado de mencionar é sobre o povo de Pucón. Já estamos acostumados com o jeito do santiaguino, que como em toda metrópole, é mais agitado e cada um no seu mundo. No sul as pessoas são mais alegres, mais acolhedoras e sorriem mais. Com certeza o povo de Pucón é um beneficio a parte.

Nós, (grupo de 5 brasileiros lindos que estamos juntos nesse intercâmbio no Chile, Eu, Murillo, Cauana, Isabele e Walquíria ) fomos com a intenção e a coragem de subir o vulcão. Era nosso grande objetivo e motivação.

Um parênteses na história: Vulcão Villarrica
Localizado na cordilheira dos Andes e com uma altitude de 2843m é um dos mais procurados para escalada na América Latina. Este vulcão permanece coberto por neve durante todo o ano. É também conhecido como Rucapillán, ou "casa do demônio" na língua mapuche. Este vulcão, junto com o Quetrupillán e o Lanin encontra-se dentro de uma área de preservação ambiental conhecida como Parque Nacional Villarrica. É o mais ativo no Chile e sua última erupção foi em 1984. O alpinismo e a escalada são consideradas fácil apesar de cansativa, mas não é indicada sem o acompanhamento de guias.

Topo do Vulcão Villarrica ( Imagem Internet )

Voltando as nossas aventuras...

De Santiago à cidade de Temuco são cerca de 1 hora e 10 minutos em avião. O preço foi  $50.000, ou cerca de R$220,00. Mas, pode-se ir de ônibus em um valor aproximado à R$50,00 e 10 horas de viagem direta pra Pucón. Chegando em Temuco  você deve pegar um táxi ( sai mais barato que ir de transfer caso você esteja em até 4 pessoas ) até o terminal de ônibus. Já no terminal, você pagará R$12,00 para pegar um ônibus para Pucón. São mais 2 horas na estrada.

Chegamos à Pucón já com a chuva nos rodeando. A cidade é extremamente fria, portanto, outra dica é levar muitos agasalhos. Mesmo que a sua estadia seja no verão ( época de maior turismo na cidade). Não se esqueças das meias, gorros, luvas e blusas, afinal estamos no sul.

O lugar onde ficamos era muito acolhedor e  se chama " Hostal Backpacker's". Por um preço de $6.000 ou R$29,00 ao dia p/ pessoa, alugamos um quarto com cinco camas e um banheiro. As paredes são recheadas de fotos e estímulos para os turistas, além do hostal ser todo em uma madeira muito forte e ter uma lareira super quentinha. É interessante ficar em um lugar assim, já que você poderá conhecer pessoas de todo o mundo.

“ Al tiro” ( expressão chilena para ‘no exato momento’ ) nos sentamos com o dono, que também tem uma agência, para fazermos nossa rota pela cidade. O vulcão era a grande dúvida. Naquele mesmo dia ele tinham subido ao topo do Villarrica, mas as condições climáticas não eram agradáveis. Os próximos dias prometiam chuva, vento e frio. Ficamos na apreensão, mas de qualquer forma com o pensamento de curtir a cidade.

Particularmente eu gostei muito do clima. O tempo frio me chama a atenção, e como em Santiago se chove muito pouco, sentia falta de umidade.

Uma parte que nos agradou muito foram os restaurantes. Apaixonamo-nos por um muito bom chamado “Bovinos”, e outro chamado o "77". Assim como tudo na cidade, os dois são acolhedores e o preço de um jantar varia de R$30 a R$60 p/ pessoa. Vale a pena.

Enquanto pensávamos na chuva ( que não dava trégua ), fomos conhecer o famoso cassino da cidade. É um tipo de lugar que nunca me chamou a atenção, mas gostei de conhecê-lo. Nele você pode encontrar boa parte dos turistas e quem sabe tentar a fortuna. Conseguimos lucrar um pouquinho, mas creio que foi sorte de principiante. O cassino é bem frequentado e possui um ótimo barzinho com Karaokê.

No nosso segundo dia nosso tour percorreu os principais pontos turísticos.  O preço do tour por pessoa foi cerca de R$72,00, incluso transporte, guia e a entrada do termas. Uma dica é pechinchar. Não é uma cultura chilena dar descontos, mas nesse caso conseguimos economizar um pouco.

Nossa primeira parada foi em uma pequena e charmosa igreja no alto de um cerro. Uma bela vista da pequena cidade, e em dias de sol, com vista para o famoso vulcão. Depois percorremos o Rio Trancura e chegamos quase na fronteira com a Argentina. Me encantei por essas paisagens. Creio que nesse momento o clima nublado deu um charme excepcional para a natureza e me maravilhei com as montanhas e a vegetação dessa parte do Chile.

Passamos também pela reserva Mapuche, índios que vivem em regiões do Chile e Argentina, e fomos direto para os “Ojos de Caburgua”. Nessa parte é muito importante estar com um guia, já que o lugar, apesar de ter um fácil acesso tem algumas armadilhas. As águas cristalinas do local e a cor azulada é uma beleza de se admirar. Você se encontra dentro da natureza. Com um pouco de atenção é possível ver milhares de moedas jogadas ao rio. “ Faça um desejo e jogue uma moeda”. Seria a mesma ideia de uma fonte.

Apesar de um pouco cansados seguimos viagem para o “Lago de Caburgua”. A chuva, que havia nos ameaçado durante todo o dia começou a cair, mas mesmo assim conhecemos esse lugar esplendoroso, onde o presidente do país tem uma casa de verão.

Pra  finalizar nossa rota do guia, fomos descansar no termas “Los Pozones”. As águas quentes, mesmo que brindadas pelos pingos de chuva, foram um especial convite para um descanso depois das aventuras do dia.

Já no outro dia aproveitamos para conhecer a cidade e a Praia de Pucón. Mesmo sem a vista do Villarrica, o ambiente é mágico. Areia vulcânica, água escura, mas limpa e o clima gelado fazem do lugar inigualável. Creio que aí encontrei meu motivo de conhecer a cidade. Apesar dos poucos minutos que ficamos no local, pude perceber que estive em um dos lugares mais lindos que já conheci. Terminamos o dia descansando para o desafio do dia seguinte, que foi o mais cansativo.

No nosso quarto dia levantamos cedo apesar da chuva que nos dava vontade de dormir eternamente. Nos juntamos com um guia e mais duas chilenas e fomos para o Parque Huerquehue, conhecido pelos seus famosos lagos e lagoas cordilheiranas, sendo os mais conhecidos: Lago Chico, Lago Verde e Lago Toro. O valor de entrada é $2.000, mais ou menos R$9,00.

A chuva estava mais forte e o frio acercado a 0º( com sensação pior ). Eu aconselho a ir bem preparado para essa trilha. Apesar do parque ser conhecido como “auto-guiado”, não aconselho a ir sem guia, já que no primeiro quilômetro eu já me perderia. A subida é de cerca de 5Km, e no nosso caso foi super difícil. Enfrentamos a garoa com finas capas de chuva; a lama que nos ameaçava escorregar a cada 10 passos; e o frio que fazia tudo parecer mais difícil. Os lagos que ficam no topo do cerro são maravilhosos, mas nosso esgotamento físico era tão grande que não conseguimos aproveitar. Acredito eu que em tempos de calor tudo é mais fácil e agradável. No final andamos 10 km em uma trilha íngreme com lama, chuva e frio. Vale pela experiência, mas foi cansativo para nós, brasileiros sedentários.

O ponto alto talvez foi descansar em um refúgio no meio do caminho e acender uma fogueira. Descongelar os dedos no calor do fogo e secar a roupa. Senti-me em um filme. Chegamos ao albergue muito cansados e um pouco frustrados.

Parque Huerquehue ( Imagem internet )

O nosso último dia passou muito rápido e acabamos não aproveitando muito bem. Tomamos um chocolate quente e comemos em mais um dos aconchegantes restaurantes da cidade. Infelizmente o vulcão ficou para a próxima vez, mas com certeza vale a pena conhecer Pucón, uma cidade encantadora e receptiva.

Acho que nossa aventura maior foi à volta pra casa. Quase perdemos o avião. Saímos da cidade do Villarrica às 17:30hrs. Nosso voo estava marcado para as 20:30hrs. Tudo dentro do horário, mas não contávamos com um enorme congestionamento na entrada de Temuco. Descemos do ônibus no meio da estrada e da chuva. Cansados e com frio, corremos em busca de um táxi. Faltavam 25 minutos pro nosso avião sair. Éramos cinco e só encontramos um táxi. As meninas foram primeiro pro aeroporto, e eu e o Murillo ficamos esperando a volta do carro para irmos também. Apreensivos e torcendo para que tudo desse certo, chegamos cinco minutos antes do avião sair, e com aquele alívio de que em fim deu tudo certo.

Viajar é sempre aventura. Seja nos detalhes ou nos imprevistos que acontecem. O que fica é a experiência para contar pros filhos, e com certeza, Pucón nos proporcionou tudo isso. Obrigado sul do Chile.