quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Carrie, a Estranha - Stephen King

Carrie, a Estranha, atualmente lançado pela editora Objetiva no Brasil, foi o primeiro sucesso e lançamento do escritor americano Stephen King, conhecido internacionalmente como mestre do horror moderno.Com uma narrativa baseada em ficção, suspense, terror e drama, o livro é conhecido como um dos mais notáveis e conhecidos do século XX, e contribui muito para o sucesso do autor nos anos posteriores. Este foi o 15º livro que li do mestre, e como ele é o meu autor favorito, já sabia que gostaria muito do livro. A seguir segue uma lista com os 15 livros do King que li, em ordem de gosto ( Os melhores por primeiro); uma resenha opinativa sobre o livro, e mais um pouco sobre "Carrie, a Estranha". Se gostarem do post, assim como em todos os outros, peço que comentem, para que eu possa saber o número de leitores, mesmo que for apenas, "Curti", e se possível cliquem nas caixinhas que vêem abaixo do texto" Gostei, Interessante, Legal". Agradeço desde já.

Melhores Livros do King ( Dos que li)

15º Buick 8
14º A Inscendiária
13º Os Olhos do Dragão
12º À Espera de Um Milagre
11º Dança Macabra
10º Sombras da Noite
9º Fúria
8º Zona Morta
7º Carrie, a Estranha
6º O Cemitério
5º Insônia
4º Angústia

" Saco de Ossos"



A partir de certa posição é bem difícil escolher os livros, pois são todos perfeitos. Um livro de 752 páginas que devorei em alguns dias. Começa de uma forma mais lenta, mas toma um ritmo frenético. Quando um escritor que perde sua esposa e também suas inspiração resolve se isolar para poder escrever, os fantasmas do passado resolvem voltar, e o medo é mais do que um calafrio.


 " O Iluminado"


Um dos livros mais comentados do King e com certeza um dos mais famosos. O enrendo é super conhecido. uma família passa um inverno em um hotel isolado na neve no estado americano do Maine. O Hotel, dizem alguns é almodiçoado, e quando o filho do casal, Danny, que tem alguns dons começa a sentir presenças além deles no lugar, a maldição começa a fazer parte da vida da família, e o medo toma conta do lugar.

" Christine - O Carro Assassino" 



Com um enredo de dar inveja, Christine fala de um triângulo amoroso formado por um jovem, uma garota e um carro. Mas o carro é mais do que um automóvel, Christine tem vida, e não deixara que nada de ruim aconteça com seu dono, nem que para isso tenha que matar. Perfeito e meu favorito.

Pra quem não conhece a Christine, ela é um Plymouth 1958, Linda né?



Carrie, A Estranha



O que me chamou atenção em Carrie foi o enredo. Com certeza este foi o primeiro livro que tratou de algo que conhecemos hoje como Builling, que é crime. Carrie em sua escola, e por todos que a rodeiam é mal tratada, ou vista como coitada, pela forma que se veste e se comporta. Sua vida é subjulgada por sua mãe, uma fanática religiosa que vê pecado em todas as atitudes, que para nós são normais, como a puberdade e o sexo. Carrie cresce em um ambiente restrito. Sua vida é sua mãe, e sua mãe controla tudo que por ela passa, ou o que ela faz. Acredito eu que aí se inícia os problemas da jovem. A garota não tem espaço para conhecer o mundo, e acaba não conhecendo a si mesmo. Como todo livro de King o sobrenatural está em jogo, e neste caso, a telecinética, ou pra quem não conhece poderes psiquicos como mover objetos ou destrui-los, é o carro chefe da história. 
Carrie desenvolve estes poderes involuntariamente, e de inicio não consegue controlá-los. Sempre que passa por alguma situação adversa, a telecinética aparece para protegê-la ou ajudá-la. O livro trata do caso Carrie desde o início como uma "aberração", pois logo de cara conhecemos o desfecho da história. Mas não pense que isto estraga a narrativa, pois isto é uma inverdade. A forma como o autor coloca os possíveis livros, textos, e julgamenntos sobre o caso "Carrie" só nos faz querer logo chegar à noite do baile e o desfecho do mesmo. King nos prepara no decorrer da história pra tudo que acontecerá lá, e dependendo do leitor o sentimento de medo, dó, aflição, repulsa, ceticismo ou aversão à garota aflora. No meu caso eu tive dó e medo. Dó, pois não acho que o que acontece no fim, ( Não contarei . Sugiro que leia ou veja o filme, só digo que é na noite do baile de formatura ) é culpa da garota. Todo o ambiente, piadas, e situações que acontecem com Carrie sugere que uma hora estorará, e como apenas a mãe sabia dos poderes da menina, a cidade inteira não via problemas em chingar ou rir de Carrie. 
Pra finalizar afirmo que o livro é encantador. Quando terminamos, ( é um livro pequeno), você fica com uma vontade de quero mais, ou de que tudo aquilo continua em algum lugar. Mesmo sendo a protagonista e a vilã,  o leitor se apega a Carrie, e Stephen King se demonstra mais mestre ainda, pois nos faz e nos permite ter sentimentos conflitantes em um livro com pouco menos do que 200 páginas. Recomendado, Sugiro uma leitura calma, ou de férias.


Carrie, A Estranha
Stephen King
Editora Objetiva
137 páginas
















CURIOSIDADES

  • O filme já foi adaptado pro cinema e pra série de TV'S, e possui citações em seriados como Lost;
  • King escreveu Carrie, mas não gostou do resultado, portanto jogou tudo no lixo. Sua esposa pegou o manuscrito no lixo, leu e adorou. Foi ela quem fez King levar o livro até um editor que decidiu publicá-lo. O livro foi um enorme sucesso e alçou King da pobreza e obscuridade a riqueza e fama;
  • O clássico já fora adaptado para um musical, na Broadway, em 1988;
  • Primeiro livro de Stephen King lançado em 1974;
  • Primeiro livro do King adaptado pro cinema, em 1976. O autor se tornaria posteriormente o escritor mais adaptado da história;
  • King acha ao livro " cru", apesar de gostar;
  • Quando ainda não era famoso, o escritor viu uma senhora lendo " Carrie" no avião e foi até ela perguntar se estava gostando, sem se identificar. A mulher disse " Não, é horrível", King agradeceu e voltou a seu lugar;


7 comentários:

  1. Não poderia deixar de marcar presença neh!!!! Bom podemos perceber que o terror e King corre nas veias misturado ao sangue do nosso amigo WIL, mas vou concordar que realmente nesta lista há bons livros, creio que se uma leitura te fascina nada melhor que honrá-la assim como vc faz Wil, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. O Unico desse em que eu li foi da Carrie,e ate entao dos livros do estilo esse é o meu preferido,é interessante pois é algo que muita gente passa por isso hj em dia.Talvez nao como Carrie,mas sofrem com o builling.Carrie realmente mistura uma ar de vilã e mocinha ao mesmo tempo deixando o leitor divido em certas situações.ADorei os comentarios/release desses livros.

    ResponderExcluir
  3. em se tratando de king é tão difícil escolher neah...
    que eu li:
    A coisa - incrível
    A hora do lobisomen - básico
    O iluminado - perfeito
    Christhine - o preferido
    Os olhos do Dragão - o primeiro
    Saco de Ossos - presente adorado!
    Buisck 8 - morno
    Angústia - final eletrizante
    Desespero - me deixou sem fôlego
    A incendiária - ainda não terminei
    Insônia - achei intrigante
    Cemitério - gostei
    4 estações - amei cada conto!
    A maldição do cigano - angustiante
    À espera de um milagre - emocionante
    outro que eu tenha esquecido -- deve ter sido bom, rs

    Ah, king, sempre me vicio nele... cada vez mais

    ResponderExcluir
  4. Já vi "Carrie,A Estranha" e "O Iluminado" em filme e adorei,ainda não tive a oportunidade de ler os livros.
    Acho o King fantástico! ;D
    Como todos os outros Posts Wil,está incrível,parabéns! ;D
    bj

    ResponderExcluir
  5. Olha, quando eu vi Carry fiquei bastante impressionada, apesar de ser criança quando vi o filme, eu consegui me identificar muito, cheguei a ficar com medo de ter uma reação como a dela, não relacionado aos poderes dela, mas de fazer uma loucura por vingança.

    King é o mestre em terrorismo psicologico, normalmente nós nos colocamos no lugar do protagonista que eh vitima do vilão e tal,e eh isso que põe medo, mas nesse caso, o medo vem da nossa identificação com a anti-heroina. Pelo menos isso pelo menos da minha parte

    ps. não sou uma psicopata, apenas tive algumas experiencias muito semelhantes rsrsr

    ResponderExcluir
  6. Aahsuahsua, Eu sei Carol, você não é uma psicopata, UFA, rsrs
    Sim, eu me identifco com a Carrie justamente por saber que na situação dela, uma reação como ela teve é aceitável, é claro não matando, mas reagindo, somente isso.
    obrigado por comentarem

    ResponderExcluir
  7. Lembrando que a cena do sangue derramado na Carrie no baile foi copiado até por uma novela da Globo.
    Se não me engano foi "Chocolate com Pimenta"


    Falando em filmes: 365filmes1ano.blogspot.com

    ResponderExcluir